quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Distâncias dos principais pontos da praia de Gaibu



  • 35 Km do Aeroporto Internacional dos
  •    Guararapes/Recife
  •    20 Km do Shopping Costa Dourada
  •    15 Km do Pólo Industrial de Suape
  •    41 Km de Recife
  •    40 Km de Porto de Galinhas

Na Estrada: Sabores de PE chega ao Litoral Sul


Entre 29 de maio de 1º de junho, quase trinta estabelecimentos serão alvo dainiciativa que difundir os ingredientes da região

Publicação: 24/05/2013 10:47 Atualização: 24/05/2013 16:51

Depois de passar pelo Agreste do estado (Caruaru, Gravatá e Bezerros), Sertão (Triunfo, Salgueiro e Serra Talhada) e pela Mata Norte (Abreu e Lima, Goiana, Igarassu , Itapissuma e Paulista), este último em março deste ano, o projeto Na Estrada: Sabores de Pernambuco chega agora ao Litoral Sul.

Do dia 29 de maio a 1º de junho, as praias de Porto de Galinhas, Gaibu e Tamandaré recebem a iniciativa fruto da parceria entre o Senac-PE, Sebrae e da revista Prazeres da Mesa, e que tem o objetivo de difundir o potencial da culinária desses locais e capacitar profissionais de bares, restaurantes e empreendimentos ligados ao setor.

No total, 28 estabelecimentos vão participar do projeto, dividido em duas etapas: pesquisa prévia de identidade gastronômico-cultural para mapear quais são os ingredientes mais utilizados na região e os pratos mais consumidos. E uma segunda, na qual os profissionais dos estabelecimentos participantes recebem capacitação com cursos para cozinheiro, garçom e gestão de negócios, além de consultorias com orientações de boas práticas na manipulação de alimentos e engenharia de cardápio.

Concluídas estas etapas, cada estabelecimento cria um prato exclusivo e o resultado é apresentado no Festival Gastronômico, ação que marca o lançamento oficial do projeto para o grande público.

A abertura do Festival Gastronômico acontecerá no dia 29 de maio, no restaurante Peixe na Telha, em Porto de Galinhas. Ainda na noite de abertura, será lançado um guia de bolso, em formato de livreto e distribuído gratuitamente, que traz fotos dos pratos e informações sobre cada empreendimento onde eles podem ser degustados.

Já no dia 30 de maio, o jantar Sabores à Mesa tem como destaque pratos preparados à quatro mãos pelos chefs César Santos, do Oficina do Sabor e embaixador do projeto, e a chef Morena Leite, do renomado buffet Capim Santo de São Paulo. O jantar será realizado na pousada Caravelas de Pinzon, em Gaibu, e custa R$ 100 (individual). Apenas o jantar é pago; as outras ações são gratuitas. Informações: (81) 3512-1194.

Outra ação é a Feira da Gastronomia Popular que contempla exposição de alimentos e artigos fabricados pelos produtores locais. Durante a feira, além dos stands, será montada uma cozinha show onde serão realizadas oficinas de gastronomia, ministradas por chefs locais e convidados, entre eles os representantes de Pernambuco Taciana Teti, consultora de gastronomia, Madalena Albuquerque, do restaurante Just Madá, e Thiago Rangel, consultor e personal chef.

Serviço
Lançamento Na Estrada: Sabores de Pernambuco Litoral Sul
Quando:
  29 de maio, com coquetel de abertura do Festival Gastronômico
Onde: restaurante Peixe na Telha (Av. Beira Mar, 40-B, Porto de Galinhas, PE)
Horário: 19h

Jantar Sabores à Mesa
Quando: 
30 de maio
Onde: Pousada Caravelas de Pinzon (Av: Beira Mar, 165 – Gaibú, Cabo de Santo Agostinho – PE)
Horário: 20h

Feira da Gastronomia Regional
Quando:
  entre 31 de maio e 1° de junho
Onde: Pátio da Feira Livre (Av. José Bezerra Sobrinho, Tamandaré – PE)
Horário: 17h às 22h

Falta de estrutura afasta turistas da praia de Gaibu!

     Comerciantes e empresários da praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, estão preocupados com a situação de abandono em que o destino turístico se encontra. Eles afirmam que a economia local está sendo afetada pela falta de estrutura e planejamento e, desse modo, afastando os turistas. A estrutura da cidade não suportou o inchaço populacional que veio com o desenvolvimento dos municípios do entorno. Problemas como esgoto espalhado pela rua desaguando no mar, obras intermináveis de saneamento básico e construção de casas sem fiscalização são constantes para a população.Alguns empresários, no entanto, se beneficiam com o inchaço populacional. É o caso de Tereza Cristina Menezes, que tinha uma academia pequena em casa e há um ano dobrou o número de alunos após alugar um galpão. Segundo ela, hoje em dia são 500 alunos e 80% deles vieram de outros estados. “Inclusive em horários da noite. Graças a Deus, só [estou] crescendo, Gaibu me trouxe muita sorte”, afirma a empresária.
      A situação é diferente para dona Alícia, espanhola que mora em Gaibu há oito anos. Ela afirma ter saudades de quando as ruas não eram tão movimentadas. Dona de uma pousada e um bistrô que abre todas as noites, muitas vezes a casa não recebe ninguém. Para ela, Gaibu está em coma: sem turistas e precisando de mais cuidados. “O turista que entra na cidade já vê que não é um lugar para viver”, conta dona Alícia.
     Em relação às construções irregulares, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do município de Cabo de Santo Agostinho informou que faz a fiscalização, mas que as obras são concluídas em pouco tempo. Por isso, terão que contratar mais fiscais para melhorar a ação.A Secretaria ainda informou que o projeto de ordenamento da praia de Gaibu já foi iniciado, como também as obras de drenagem e pavimentação de várias ruas. Já a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que não está fazendo nenhuma obra de saneamento básico na área.

PRAIA DE GAIBU E CALHETAS - PERNAMBUCO





A 47 quilômetros do Recife, no Cabo de Santo Agostinho, desponta Gaibu, tradicional lugar de veraneio. Coqueiros, um mar propício aos banhos e à pratica de surfe, bares e restaurantes compõem o cenário desta praia, também marcado pela formação rochosa que a separa de sua irmã menor, a incrivelmente bela enseada de Calhetas.

Aliás, alcançar a pequena notável através de escalada é a opção perfeita, mas, as pessoas que não apresentam condicionamento físico para caminhadas poderão contar com transporte. Em Calhetas, você vai descobrir os segredos de uma praia que, com apenas 150 metros de areia, tornou-se um dos símbolos do litoral pernambucano: vegetação primitiva, rochedos a oferecer mirantes, águas cristalinas, mornas e profundas, especiais para mergulho. Calhetas reserva deliciosos encontros com o sabor das iguarias do mar. Imperdível!

Opcional
Circuito das Águas- Pernambuco
Emocionante passeio desfrutando paisagens e atrativos ecológicos. Em perfeita integração com a natureza, você vai percorrer trilhas selvagens em jipe ou Buggy, mergulhar em uma lagoa de águas cristalinas, experimentando o medicinal e divertido “banho de lama” e, ainda, deslumbrar-se com o visual das belíssimas praias do Cabo Santo Agostinho. 

Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras




     A praia de Gaibu é uma das mais badaladas do litoral pernambucano. Com a maior concentração de pousadas, hotéis e restaurantes.








 Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado: a praia de Calhetas.




Gaibu- PE Águas Verdes e Areia Fina

A localização é privilegiada. Cerca de 30 quilômetros ao sul de Recife, está uma das mais belas praias do litoral de Pernambuco, Gaibu. Com três quilômetros de extensão, águas verdes, quentes e cristalinas, tem uma larga faixa de areia fina. Na alta estação, são realizados campeonatos de surfe, vôlei e futvôlei. É própria também para a prática de pesca e de esportes náuticos.
O mar de Gaibu desafia os surfistas em Pernambuco
Como as demais praias que fazem parte do Cabo de Santo Agostinho, que abrangem 24 quilômetros de orla, Gaibu encanta pela beleza da natureza, com seus coqueiros e suas formações rochosas. É de fácil acesso. De Recife, saem regularmente ônibus a cada 30 minutos que vão até a sede de Cabo de Santo Agostinho. 


Do centro desta cidade, também a cada meia hora, partem ônibus, que levam a cada uma das nove praias do cabo. Gaibu permite acesso de veículos. Mas é possível também chegar à praia partindo da sede de Cabo de Santo Agostinho, a pé. A caminhada é agradável, apesar de o visitante ser obrigado a subir um morro. O esforço é compensado. A vista que se tem ao chegar do outro lado é deslumbrante. É impossível cansar de tanta beleza, mas, se alguém quiser mudar de ambiente, poderá visitar algumas das outras nove praias que formam o Cabo de Santo Agostinho, como Calhetas e Enseada dos Corais, vizinhas a Gaibu. 

Calhetas é uma enseada emoldurada por coqueiros e montes, com um sítio histórico do século 17 e ruínas. Ideal para caminhadas e passeios ecológicos. Enseada dos Corais é uma praia de condomínios particulares, rodeada por arrecifes, mas boa para banho. 

Importante ponto de surfe nas décadas de 70 e 80, Gaibu - 4 mil habitantes fixos durante o ano, o dobro nas férias de verão - perdeu o destaque nesse esporte nos anos 90 para Porto de Galinhas, na Baía de Maracaípe. A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, porém, tenta trazer de volta a Gaibu as principais competições do circuito de surfe na entrada do ano 2000 e, também, os turistas. 

Surfistas e turistas devem tomar alguns cuidados. Gaibu está localizada em uma área considerada de risco pelo governo pernambucano. É que não muito longe dali, na Praia de Boa Viagem, em Recife, já foram registrados ataques de tubarões a surfistas. Mas, em Gaibu, apesar da cautela das autoridades, isso jamais ocorreu. 

Ondas de Gaibu

    A praia de Gaibu (vale do olho d’água em tupi) é uma das mais badaladas do litoral pernambucano e reduto dos surfistas. Com suas fortes ondas e infra-estrutura de bares, virou point não só dos adeptos do surf, mas da galera jovem, além de ser freqüentada pelos moradores do local. Na praia são promovidos alguns shows durante o ano e um carnaval fora de época (a Gaibureta).Um dos seus atrativos é a escalada do Morro das Pedras, desde ali voce pode ver uma linda perspetiva do mar e da praia de Calhetas.

As belezas de Gaibu


PRAIA DE GAIBU

Considerada um dos recantos da cidade, é também uma das praias mais movimentadas do lugar. Costuma receber um grande número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar e tomar um refrescante banho de mar. O restante do ano também conta com a presença de visitantes, principalmente nos feriados. De clima agradável, essa bela praia possui uma boa faixa de areia clara e fofa, o amr é agitado, com boas ondas e águas cristalinas. É propício para o banho e prática de esportes náuticos, como o surf. Na areia pode-se observar a formação de falésias, e é importante que o banhista tenha cuidado ao andar descalço. É uma boa opção para um agradável dia na praia, principalmente para os surfistas por conta das boas ondas.

Transporte: nova linha de ônibus liga Barra de Jangada a Gaibu

 Veículos são climatizados e integrados ao Candeias/Opcional para quem usa o VEM

O aumento das passagens de ônibus que aconteceu hoje, não é a única novidade (ruim, por sinal) do transporte público na região Metropolitana do Recife. A notícia boa é que  Jaboatão ganhou uma nova linha do tipo opcional, que liga Barra de Jangada à praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, passando pela praia do Paiva. Trata-se da linha 160-Gaibu/Barra de Jangada, que começou a operar ontem (08/01).

Os veículos são climatizados e o valor da tarifa é de R$ 3,65. Quem utiliza o VEM trabalhador ou comum, poderá ter o benefício da integração temporal, ou seja, você pode pagar o OPCIONAL 072/CANDEIAS no Recife, por exemplo, ir até o terminal de Barra de Jangada e lá pegar o GAIBU/BARRA DE JANGADA, pagando uma única passagem. Não é uma maravilha? 

Quem vem do cabo terá o mesmo benefício. Desce em Barra de Jangada e pega o OPCIONAL CANDEIAS, pagando uma única passagem. Só é possível fazer a integração no terminal de Barra de Jangada.

A nova linha realizará 30 viagens por dia. O benefício de meia passagem para os estudantes não é concedido nas linhas opcionais.


CONFIRA O ITINERÁRIO:

Sai do terminal de barra de Jangada, passa pelo início da Estrada de Curcurana, pega a Via Parque na Praia do Paiva, passa pela praia de Itapuama, enseada dos Corais, chegando na Praça das Artes, em Gaibu. A volta é ao contrário.